Indígenas na atualidade

Autora: professora Juliana A. Nunes, 7º ano

Durante as atividades realizadas no dia 25 de setembro, a turma do 7º ano da Escola Elo Sagrado, sob supervisão da professora Juliana Nunes, pode trabalhar sobre o tema “Os indígenas na atualidade”. O assunto foi desenvolvido por meio da participação dos indígenas Regina Kosi dos Santos-da etnia Kaingang, formada em História e mestranda em estudos das linguagens da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Alexandre Kuaray de Quadros- da etnia Guarani, formado em Geografia e mestrando em Estudos das linguagens da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

No primeiro momento os estudantes entraram em contato com a cultura indígena antes e depois da chegada dos europeus através de aulas expositivas dialogadas. Dando sequência ao conteúdo e pensando na necessidade de descontruir a visão dos povos nativos como primitivos e que ficaram presos ao passado, foram convidados a participar da aula dois indígenas formados e os primeiros a ingressarem em um mestrado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa para que pudessem contar sobre sua trajetória pessoal e acadêmica.

Através dessa entrevista os alunos puderam aprender mais sobre a cultura indígena, compreender que há povos nativos distintos, que cada etnia possui sua própria organização e forma de vida e desconstruir a visão difundida pelos veículos midiáticos que esses povos encontram-se vivendo na floresta da mesma maneira que estavam quando os portugueses chegaram ao Brasil.

Além disso, os entrevistados trouxeram os desafios enfrentados pelos indígenas como o preconceito por parte da sociedade ao vê-los ocupando espaços de maior relevância social como as universidades, por exemplo. Ficou evidente na fala de ambos a luta diária pela valorização da sua cultura e a aquisição dos direitos que condizem a eles.

A turma participou de forma efetiva das atividades através de questionamentos sobre a vivência dos indígenas, a trajetória vitoriosa dos entrevistados, sua formação e perspectivas para o futuro. O assunto gerou muita curiosidade por parte dos alunos, que puderam ter a experiência de conhecer os indígenas, sanar suas curiosidades e desconstruir a visão estereotipada dos mesmos. Foi uma aula de extrema aprendizagem para todos e através dessa dinâmica os alunos também conseguem perceber que esse novo sistema de aulas on-line traz consigo vantagens como a participação desse casal em suas aulas o que talvez não seria possível em nossas aulas tradicionais/presenciais.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convivência

Dia da Felicidade

Visita da APADEVI