"Arte de contemplar o belo"

Autora: professora Luana S. Bueno, 6º ano

A turma do 6º Ano, da Escola Elo Sagrado, está aprendendo em suas aulas da Escola da Inteligência (projeto de educação socioemocional) sobre a "Arte de contemplar o belo". A lição traz aos alunos oportunidades de reflexão sobre a importância de aprender a valorizar o universo que nos rodeia, a enxergar - realmente - a beleza das pequenas e grandes obras que a natureza e o meio nos oferecem. 

Um dos objetivos dessa lição é desenvolver a emoção contemplativa, ou seja, desacelerar o pensamento e aprender a priorizar o que é importante, ter a habilidade de fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos.

Partindo das reflexões e conversas em sala, foi proposto aos alunos que tirassem uma foto, de uma das janelas de sua casa. Essa foto deveria expressar o que, de belo, podiam ver a partir dessa janela. 

A atividade proporcionou aos alunos um novo olhar sobre situações, objetos e paisagens do dia a dia, que se vistas com os olhos da emoção mostram-nos como são realmente preciosas. Oportunizou também um sentimento de gratidão ao que temos, as maravilhas que acontecem diariamente em nossas vidas, pois estamos em constante insatisfação. A atividade rendeu belos clicks e uma ótima reflexão sobre a vida.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convivência

Dia da Felicidade

Visita da APADEVI