Seminário sobre saúde mental

Autora: professora Silvia Carneiro, 9º ano

Os alunos do 9º Ano, na disciplina de Português, após lerem e discutirem o livro "O alienista" de Machado de Assis, fizeram um seminário com temas de saúde mental.
Durante o seminário, enfatizaram principalmente os cuidados relacionados à inteligência emocional para entender melhor os casos de ansiedade e depressão, que infelizmente são tão comuns nos jovens hoje. Perceberam que o autor, na sua época, já fazia uma crítica de como as pessoas tinham dificuldade em compreender as doenças da mente e com isso muito preconceito acontecia.  Em conjunto com o projeto da Escola da Inteligência eles gravaram mensagens com recadinhos sobre como todos nós somos insubstituíveis, únicos e especiais, e que é importante ter alguém com quem dividir e falar sobre seus sentimentos. 

Foi um projeto muito produtivo, pois eles viram que a literatura é uma forma de chamar a atenção para temas que às vezes as pessoas tem dificuldade em discutir e refletir e que o livro, mesmo sendo escrito há tantos anos tem um assunto tão atual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convivência

Dia da Felicidade

Visita da APADEVI