História da nossa cidade

Autora: professora Ane Carolina Rosa, 4º ano

Durante as atividades realizadas no dia 03 de março, a turma do 4º ano da Escola Elo Sagrado, sob supervisão da professora Ane Caroline Rosa, pôde trabalhar sobre o tema “história da nossa cidade”. O assunto foi desenvolvido como proposta de trabalho bimestral interdisciplinar de Português, História e Geografia.
No primeiro momento, foi realizado uma sondagem em sala de aula sobre a formação das cidades, o que gerou uma curiosidade na turma em conhecer melhor a história do lugar em que vivem. Partindo do pressuposto, realizamos uma aula passeio, visitando o Parque Histórico de Carambeí, no qual foi possível conhecer um pouco mais sobre a história local.

Durante a visita, os alunos perceberam a importância de valorizar a cultura e a memória dos primeiros imigrantes que colonizaram a cidade, reconheceram as mudanças ocorridas com o passar do tempo, como os meios de transportes utilizados por eles naquele período (trem e carroças) e outros recursos que facilitam nossas vidas hoje, água encanada e energia elétrica, os quais não haviam naquela época.

A atividade gerou participação efetiva de toda a turma. Entender o processo de surgimento da cidade em que vivem, proporciona a valorização dela, focando o conhecimento de seu próprio local de vivência, solidificando, assim, a identidade cultural e pessoal, destacando a importância de cada um como cidadão e agente transformador da história dentro da sociedade em que vive. A visita foi encerrada com um delicioso piquenique e muito bate papo sobre tudo que viram ouviram.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convivência

Dia da Felicidade

Visita da APADEVI